terça-feira, 19 de junho de 2012

Elixir de Fogo

Ávillys d'Avalon no Festiva de Samhain em 2010 - Juiz de Fora

O Elixir de Fogo é uma receita simples e caseira que pode ser usada como combustível para acender um Caldeirão de Fogo, como de costume na bruxaria, já que o fogo é o elemento da magia.

Ele pode ser usado em quaisquer situações e em geral não oferece muitos riscos. Sua duração, por ser a base de álcool, varia de 40min a 2h de acordo com o local e o clima, mas magicamente falando pode também variar de acordo com o encanto, até mesmo apagando antes de ser totalmente consumido. O interessante dessa receita é sua versatilidade e facilidade para ser limpada, não costuma deixar o caldeirão muito sujo ao contrário das receitas a base de cera de vela.

Sobre o Caldeirão de Fogo, tome cuidado apenas com o fato dele ser ou não tripé. O ideal é sempre o tripé, pois ele pode ser colocado sobre a grande maioria dos pisos sem oferecer riscos ou manchas. Já um caldeirão de fundo reto, você precisará de cuidados ao colocá-los diretamente sobre o piso (é recomendado isolá-lo com uma ou mais pedras), pois ele pode manchar ou até mesmo estourar o piso devido ao calor.

Sobre a receita, as essências e a erva utilizada podem ser trocadas de acordo com o uso para o qual o elixir será destinado. Passarei abaixo a receita original, mas você pode intervi-la, tipo, utilizar alfazema no lugar da arruda em um encanto de pedidos. Paralelo, você deve colocar as quantidades de materiais conforme sua intuição, só tente manter fixa a quantidade de fermento, pois em excesso ele pode tirar a combustão do fogo. Por fim, você pode usar o elixir de pouco em pouco ou tudo de uma vez. Só não reabasteça o caldeirão enquanto ele estiver aceso, espere ele apagar completamente para evitar acidentes. Outra dica é, evite apagar o elixir (caso seja preciso apagá-lo antes) com água, pode não dar certo e virar um problema. Sempre que possível, prefira abafar bem o caldeirão com uma tampa.


Vamos a receita!

Ingredientes:


  • 1 litro de álcool líquido (com a maior porcentagem de álcool possível, se conseguir o absoluto melhor);
  • 1 colher de chá de fermento biológico;
  • de 10 a 15g de arruda (ou outra erva qualquer, recomendo muito a losna (artemisia absinthium);
  • Essência de Absinto a gosto
  • Essência de Rosas a gosto
  • Essência se Sândalo a gosto


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente (pode ser no próprio litro de álcool se quiser), e deixe curtir por pelo menos 3 horas. Você pode fazer elixires pensando em usos futuros, pois quanto mais curtido melhor e mais poderoso.

Modo de uso:

Despeje a quantidade desejada no caldeirão e acenda com um fósforo.
  • Não deixe essa mistura próxima do calor e do fogo, é flamejante e combustível, guarde com cuidado e longe do alcance de crianças!
  • Não reabasteça o caldeirão enquanto ele ainda estiver aceso. Antes de reabastecer, certifique-se de que eles está totalmente apagado, sem nenhuma brasa;
  • Evite jogar água para apagar esse fogo, sempre que possível e for necessário apagá-lo, abafe-o com uma tampa;
  • Na limpeza, limpe normalmente o caldeirão, conforme seu costume.



FAÇA BOM USO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário